Principais testes de preventivos disponíveis na medicina moderna

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Quando algo vai mal com nossa saúde, logo pensamos em procurar o médico. E assim vamos levando... tratando as doenças que aparecem, sem nos preocuparmos com a prevenção e com a melhora da qualidade de nossas vidas.


Acontece que saúde e bem-estar é um conceito muito mais abrangente do que não ter doenças ou tratar das doenças existentes. Como diz o ditado: “Prevenir é melhor do que remediar”.

Quando adquirimos hábitos saudáveis e fazemos nossos exames preventivos de saúde, estamos na verdade fazendo uma aposta na qualidade de vida. Se for para alguma doença aparecer, que pelo menos não nos pegue de surpresa. Fazendo nossos exames preventivos, estamos nos preparamos com antecedência e podemos então mudar o curso e o final da história.

É simples assim: colhemos aquilo que plantamos.

Abaixo vai uma lista dos principais exames que a medicina moderna dispõe para ajudar-nos a prevenir e a tratar precocemente os problemas que mais comumente atingem a população. Não deixe de procurar o seu clínico quando chegar a sua hora.

Preventivo Ginecológico ou Papanicolaou
O que é? Coleta de material retirado do colo do útero e enviado para laboratório. Procura por células cancerosas ou pré-cancerosas.
Quem deve fazer? A indicação de preventivo ginecológico sofreu mudanças desde 2009. Hoje a ACOG (Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) indica que o primeiro exame deve ser realizado aos 21 anos de idade. Entre 21 e 29 anos, deve ser realizada a cada dois anos e então, mulheres que apresentaram três exames negativos consecutivos, podem realizá-lo a cada três anos. Isso se deve ao fato de que a possibilidade de câncer se torna cada vez mais remota, à medida que os resultados negativos se repetem. Outra mudança: as mulheres podem parar de realizá-lo aos 65-70 anos caso os últimos três exames forem normais ou não possuam nenhum resultado anormal nos últimos 10 anos.

Mamografia
O que é?  Técnica de Raios-X que estuda as mamas a procura de lesões suspeitas de malignidade.
Quem deve fazer? Indicado anualmente para todas as mulheres após os 40 anos e anualmente após os 35 anos para mulheres com história familiar de câncer de mama (em parentes de primeiro grau) ou outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

Lipidograma

O que é?  Exame que mede a quantidade de substâncias gordurosas no sangue (Colesterol e Triglicerídeos).

0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010