Inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Entorno da Avenida Via Parque

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

14/05/2010 - Governador Sérgio Cabral, o presidente da
 CEDAE, Wagner Victer e deputado Carlos Minc na
Cerimônia de Implantação do Sistema de Esgotamento
Sanitário da Bacia do Entorno da Avenida
Via Parque. Foto: Carlos Magno

A obra foi realizada através de uma parceria do poder público com a iniciativa privada, antecipando em 5 anos, a implantação do esgotamento da bacia da Avenida Via Parque e áreas periféricas, evitando a geração de futuros passivos ambientais e caracterizando os empreendimentos em um nível de sustentabilidade adequado a região da Barra da Tijuca e, portanto, agregando “valor ambiental” às construções da península, da Gleba F e do Complexo 02.


Neste novo sistema também serão incorporados diversos empreendimentos comerciais tais como Via Parque, Tok Stok, Casa Shopping, Leroy Merlin, Kartódromo, Futuro Hospital Unimed, entre outros.

A iniciativa privada, com o apoio da Câmara Comunitária da Barra, em parceria com o Governo do Estado, através da CEDAE, investiu em um sistema que coleta os efluentes sanitários dessa região para serem tratados na estação de tratamento da Barra e destinação final via Emissário Submarino da Barra da Tijuca, evitando a construção de estações de tratamento de esgotos nos condomínios.

Os parceiros privados de consumo com a CEDAE implantaram a estação elevatória península com capacidade de 450 litros por segundo de esgoto, 980 metros de tubulação de 800mm de diâmetro e a linha de recalque com 800 metros de extensão e diâmetro de 630mm, representando um investimento da ordem de 10 milhões de reais.

A nova CEDAE executou um túnel sob a Avenida Ayrton Senna, por método não destrutivo, para passagem das tubulações até a estação de tratamento da Barra da Tijuca.

O sistema atenderá a uma população futura de cerca de 100 mil pessoas.
O evento é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do Estado do Rio de Janeiro e da CEDAE, junto ao COI – Comitê Olímpico Internacional para realização dos jogos Olímpicos de 2016.

Fonte: Câmara Comunitária da Barra

0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010