A Trisavó do Rosas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dona Maria José, a trisavó do Rosas
Não é todo dia que podemos encontrar uma trisavó. Com as novas gerações tendo filhos cada vez mais tarde, é muito raro encontrar pessoas se tornando bisavós, ainda mais trisavós. Mas na família de Dona Maria José da Conceição de Oliveira isso não surpreende.

- O nascimento do meu trineto representa uma grande realização. É diferente o nascimento de um trineto, porque a gente pensa que nunca vai chegar, revela Dona Maria José.

Mas, mesmo antes da chegada do trineto, a família já era numerosa. São quatro filhos, nove netos e oito bisnetos.

A vitória é ainda maior quando sabemos que com apenas 28 anos de idade, Dona Maria José, ficou viúva, tendo três filhos pequenos e o quarto na barriga.

- Cantava na Igreja e ganhava um dinheiro, mas eu precisava de emprego, lembra a trisavó.

Mesmo sem ter muitos recursos, terminou os estudos, conseguiu um emprego como auxiliar de enfermagem e criou os filhos com todo amor.

- Graças a Deus, consegui meu ideal que todos estudassem e se formassem, comenta.

Bastante religiosa, Dona Maria José diz nunca ter se revoltado por tudo que passou. Lutadora, colocou na cabeça que só dependia dela superar todo o sofrimento que passou. A religião é tão forte nela que dedica sua vitalidade e saúde à sua crença.

- Acho que meu segredo é a minha religião. Sempre tive fé. Nos piores momentos da minha vida, não me revoltei, relembra.

E foi a religião o laço maior que uniu essa família. Seu bisneto, Carlos Alberto, acredita que os maiores ensinamentos de sua bisavó foram a culinária e a religiosidade.

- Quando penso em Deus, lembro dela e vice-versa. Ela é bastante religiosa. Com ela, assisti muita missa e aprendi o Pai-nosso. Sempre empenhada em que toda a família conhecesse Deus, conta Carlos Alberto.

Moradora do Parque das Rosas há quase quatro anos, Dona Maria José já criou sua rotina na região. E não pense que ela fica parada, não! Aulas de Pilates, no Rosa Shopping, e aulas de hidroginástica, na Estácio de Sá, fazem parte da sua agenda semanal. Além das visitas, quase que diárias, ao supermercado Zona Sul, comprando sempre os ingredientes para suas famosas receitas. Tudo a pé!

- Minhas filhas falam que tenho mais pique que elas. Claro que às vezes sinto dor no corpo, mas não costumo me queixar, conta a incansável Maria José, que ainda completa - Vou tanto ao mercado que minha filha às vezes me pergunta se já bati o ponto lá naquele dia.

Na cozinha, Dona Maria José é rainha. Qualquer receita que chegue à mão dela se transforma em uma iguaria de se pedir bis.

- Recentemente, experimentei a deliciosa broa de batata baroa que ela fez, conta Ana Paula Camargo, sua professora de Pilates.

As comidas são sempre saudáveis e com os melhores ingredientes. As mãos abençoadas de Dona Maria José já incentivaram muita gente.

- Passei a gostar de fazer comida com ela, cheguei a estudar gastronomia. Tudo que ela pega de receita ela faz. Sempre pensando na saúde antes mesmo do sabor da comida, ela consegue sempre surpreender e faz com que tudo fique gostoso, revela Carlos Alberto.

Ninguém diz que Dona Maria José está à beira de completar 89 anos. Com uma pele de fazer inveja em muita senhora de 70 anos e ativa, sua memória nunca a deixa à mão.

- Além de me praticar atividade física, estou sempre fazendo palavras cruzadas e, quando uma palavra pensa em me faltar, através de associações chego ao que queria dizer, conta ela.

Além disso, sempre que pode, Dona Maria José ainda ajuda o grupo Cantinho de Jesus com seus sapatinhos de bebê. O grupo de senhoras, que se reúne na Igreja Santa Rita de Cássia, monta kits completos para gestantes carentes.

Para a data que se aproxima, Dona Maria José pretende reunir pelo menos parte da família, já que tem um filho morando em Londrina e uma filha em Cabo Frio. O Natal é sempre uma oportunidade para se reunir os entes queridos, ainda mais dessa família tão numerosa.

- Natal é uma data em que podemos nos reunir. Natal é maravilhoso, é a união da família, é o aniversário de Jesus. Muita gente esquece esse fato, finaliza Dona Maria José.

0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010