Projetos em Sintonia
Encontro na Barra apresenta projetos e ideias para a década de eventos
Encontro na Barra apresenta projetos e ideias para a década de eventos
Em sua segunda edição, o evento Barra Sustentável, promovido pelo Hotel Sheraton, deu um panorama de como ocorreu o crescimento populacional e imobiliário no bairro, assim como uma apresentação dinâmica dos projetos para o transporte na região, focando principalmente na década de grandes eventos, especialmente os esportivos, que acontecem na cidade, a maioria na Barra da Tijuca.
Para apresentar os principais projetos para a região, Edna Ferreira, assessora da Subprefeitura da Barra (representando o subprefeito Tiago Mohamed, que por motivos de saúde não pôde comparecer), falou sobre os corredores expressos para ônibus articulados que estão sendo implantados na cidade.
Seguindo a apresentação de Edna, Carlos Luiz Martins, diretor de estratégia do COB, comentou a importância do legado que será deixado com os Jogos Olímpicos de 2016.
- A missão do Rio 2016 é garantir que a sustentabilidade seja obedecida em todas as suas ações, afirma Martins.
Em seguida, o evento foi dividido em dois painéis de debates com participantes de peso. O primeiro teve como tema os impactos da expansão imobiliária e dos empreendimentos viários previstos para o bairro, começando com Paulo Fabriani, conselheiro da ADEMI, que apresentou o processo de urbanização da cidade, com foco no bairro, mostrando a verticalização e construção de grandes condomínios com infra-estrutura e lazer, culminando no boom imobiliário que ainda persiste, gerando um adensamento populacional.
No mesmo painel, o Secretario Estadual de Transportes Sebastião Pinto Neto reforçou a prioridade do governo na construção da Linha 4 do metrô.
Fechando com o ambientalista David Zee, o painel ganhou com o contraponto ambiental contundente para a expansão imobiliária que ocorre no bairro. Lembrou que toda a região da Barra e arredores está numa baixada, ou seja, sofre constantemente inundações, reforçando assim a necessidade de um trabalho intensificado de drenagem no local.
O painel seguinte tratou sobre os sistemas de certificação, indicadores e sua aplicabilidade para monitorar e reconhecer os empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade, e teve a participação de Thereza Lobo, coordenadora da ONG Rio Como Vamos; de Paola Figueiredo, vice-presidente do Grupo Sustentax; e Antonio Carlos Oliveira, diretor da ABNT Certificadora.
Para fechar o evento, o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc sugeriu uma "UPP Verde", com o objetivo de acabar com o domínio territorial na região, seja pelas milícias ou tráfico, permitindo, assim, que os programas socioambientais cheguem até as áreas pobres.
Legal lembrar que o evento foi coerente com sua proposta de ser ecologicamente correto e sustentável. Os crachás eram feitos de sementes que podem virar flores, deixando assim de gerar lixo, e todos os presentes receberam uma bolsa ecológica para utilizar no dia-a-dia.
0 comentários:
Postar um comentário