Governador do Rio dá início às escavações da
Linha 4 do metrô | foto de Margareth Santos
O Governador do Rio, Sérgio Cabral, deu início às escavações da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca à Zona Sul da cidade, na manhã deste sábado, 26/6. As obras, cujo orçamento estimado é de R$ 5 bilhões, irão beneficiar cerca de 240 mil pessoas diariamente. Prevista para ser concluída em 2016, a construção vai gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos.
“Esse é um dos momentos mais emocionantes nesses meus três anos e meio de governo. Depois de décadas, estamos reparando os erros do passado e construindo a geração 2016, que terá uma qualidade de vida muito melhor”, revelou Cabral. Ele frisou ainda que o metrô atenderá não apenas ao morador da Barra da Tijuca e Recreio, mas de toda a cidade. “Sabemos que morar na Barra é sinônimo de sofrimento com o trânsito, portanto, estamos atendendo aos que moram, trabalham ou visitam o bairro. É um presente para o povo do Rio de Janeiro. Vamos deixar esse legado”, conclui.
De acordo com o governador, o investimento só foi possível graças a uma gestão séria das finanças públicas do Estado, que disponibilizou recursos para as obras. “Abrimos um espaço fiscal de R$ 5,3 bilhões só no exercício de 2009 e esperamos para 2010 algo da mesma magnitude”, analisa. Ele lembrou que a partir de 2011 o metrô será reforçado com mais 116 novos carros, vindos da China. Foram comprados também 120 carros para a Supervia e realizada nova encomenda de 240 vagões. “Queremos um transporte de massa digno para a população”, finaliza.
O trabalho de escavações do túnel de serviço, que será aberto na encosta da Pedra do Focinho do Cavalo, no Maciço da Tijuca, é o primeiro passo para a construção da galeria principal, por onde o metrô passará. “A velocidade da construção partirá no sentido Barra-Zona Sul, onde serão criados 16 quilômetros de túnel diretamente”, afirma Bento Lima, diretor da Rio Trilhos. Segundo ele, já foram liberados R$ 100 milhões para as obras e até o final de 2010 virão mais R$ 200 milhões.
As obras na região do Condado de Cascais começarão em novembro e, de acordo com Lima, será realizado um estudo sobre o espaço de circulação dos ônibus no Jardim Oceânico. “Até o momento só temos projetada a estação do Condado. Temos 18 meses para concluir o projeto referente ao possível terminal de ônibus na área”, comentou Lima.
O evento contou com a presença de autoridades e empresários, como Luiz Fernando Pezão, Vice-Governador do Estado, Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), Bento Lima, Diretor de Engenharia da Rio Trilhos, Julio Lopes, Ex-Secretário Estadual de Transportes, Carlos Fernando Carvalho, Presidente da Carvalho Hosken, Tiago Mohamed, Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Alexandre Sansão, Secretário Municipal de Transportes e Régis Fichtner, Chefe do Gabinete Civil do Estado.
“Esse é um dos momentos mais emocionantes nesses meus três anos e meio de governo. Depois de décadas, estamos reparando os erros do passado e construindo a geração 2016, que terá uma qualidade de vida muito melhor”, revelou Cabral. Ele frisou ainda que o metrô atenderá não apenas ao morador da Barra da Tijuca e Recreio, mas de toda a cidade. “Sabemos que morar na Barra é sinônimo de sofrimento com o trânsito, portanto, estamos atendendo aos que moram, trabalham ou visitam o bairro. É um presente para o povo do Rio de Janeiro. Vamos deixar esse legado”, conclui.
De acordo com o governador, o investimento só foi possível graças a uma gestão séria das finanças públicas do Estado, que disponibilizou recursos para as obras. “Abrimos um espaço fiscal de R$ 5,3 bilhões só no exercício de 2009 e esperamos para 2010 algo da mesma magnitude”, analisa. Ele lembrou que a partir de 2011 o metrô será reforçado com mais 116 novos carros, vindos da China. Foram comprados também 120 carros para a Supervia e realizada nova encomenda de 240 vagões. “Queremos um transporte de massa digno para a população”, finaliza.
O trabalho de escavações do túnel de serviço, que será aberto na encosta da Pedra do Focinho do Cavalo, no Maciço da Tijuca, é o primeiro passo para a construção da galeria principal, por onde o metrô passará. “A velocidade da construção partirá no sentido Barra-Zona Sul, onde serão criados 16 quilômetros de túnel diretamente”, afirma Bento Lima, diretor da Rio Trilhos. Segundo ele, já foram liberados R$ 100 milhões para as obras e até o final de 2010 virão mais R$ 200 milhões.
As obras na região do Condado de Cascais começarão em novembro e, de acordo com Lima, será realizado um estudo sobre o espaço de circulação dos ônibus no Jardim Oceânico. “Até o momento só temos projetada a estação do Condado. Temos 18 meses para concluir o projeto referente ao possível terminal de ônibus na área”, comentou Lima.
O evento contou com a presença de autoridades e empresários, como Luiz Fernando Pezão, Vice-Governador do Estado, Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), Bento Lima, Diretor de Engenharia da Rio Trilhos, Julio Lopes, Ex-Secretário Estadual de Transportes, Carlos Fernando Carvalho, Presidente da Carvalho Hosken, Tiago Mohamed, Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Alexandre Sansão, Secretário Municipal de Transportes e Régis Fichtner, Chefe do Gabinete Civil do Estado.
Fonte: AIB
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