“Onda Limpa” da Comlurb conquista os banhistas do Pontal

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Foto: Prefeitura do Rio
A praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, um dos mais belos cartões postais da cidade, recebeu a campanha "Onda Limpa 2" em ritmo de samba e com muita alegria. Os banhistas que lotam a praia chegam de todo o Rio e da Região Metropolitana. São centenas de pessoas que vão à praia com a família, curtindo o mar, as ondas e as areias. Para a aproveitar a programação de um dia inteiro, consomem muito e deixam pra trás um rastro de sujeira. É nesse momento que o grupo Chegando de Surpresa, o gari Renato Sorrisdo e o SuperGari entam em cena, cantando, brincando e conscientizando a todos sobre a importância de manter a praia limpa.


A participação das crianças nas brincadeiras educativas e dos adultos contribuindo com a limpeza transformou a ação num grande acontecimento. A campanha de conscientização pela limpeza urbana que começou em janeiro nas praias, e está indo agora também para os pontos de maior movimentação da cidade para levar alegria e mensagens de educação ambiental. Essa segunda edição do “Onda Limpa” está sendo promovido em parceria com a Ciclus, concessionária da prefeitura responsável pela nova Central de Tratamento de Resíduos.

As atividades do “Onda Limpa 2” contam com shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. O projeto promove o Apitaço da Sujeira para inibir os banhistas que não mantém as praias limpas. 

Um grupo de pessoas voluntárias caminha pela praia em busca de lixo jogado na areia e quando encontram, levantam placas com textos educativos, chamando a atenção para o mau procedimento com o apitaço. As crianças podem brincar e se divertir com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. São distribuídos muitos brindes, entre os quais bonés, camisetas, canetas, sacolas pets e oxibiodegradáveis, frisbees, adesivos para carros, picolés e biscoito globo.

O projeto está promovendo o 1º Concurso de Fotografia Onda Limpa 2 – Tô Dentro. Qualquer banhista pode participar quantas vezes quiser, enviando, até o dia 28 de fevereiro, no formato JPEG e com no máximo 5MB, foto retratando uma ação de cidadania e limpeza na praia. Mais informações no hotsite Onda Limpa 2 (www.ondalimpa2.com.br). Uma comissão julgadora irá selecionar 30 fotografias que serão exibidas no hotsite, bem como em sites e blogs de instituições parceiras. Os três primeiros colocados ganham uma máquina fotográfica digital.

Cartazes ilustrados com imagens do projeto com o Super Gari já estão nos mobiliários urbanos, bem como nos painéis do Cuca Fresca. Animações em 3D estão sendo exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ. O twitter da Comlurb faz a divulgação das datas, locais e horários do projeto.

O projeto conta com o apoio da Lamsa, que colocou mensagens do "Onda Limpa 2" nos painéis da Linha Amarela, do Rio Ônibus, com a afixação de 5 mil cartazes no interior dos ônibus e Metrô, que disponibilizou cartazes nas estações. Já com a parceria, a Ciclus reforça sua preocupação com o meio ambiente, da mesma forma que utilizará tecnologia de ponta na transferência, no transporte, no tratamento e na disposição final adequados dos resíduos sólidos das cidades do Rio, Seropédica e Itaguaí.

O calendário até o fim deste mês será o seguinte:
23/02 – Quarta-feira – Calçadão de Bangu, às 10h;
27/02 – dose dupla no domingo – Praia do Arpoador, às 11h e às 17h.



0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010