Escolas admitem aumentar mensalidades em até 9%

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O menor reajuste esperado neste ano é de 4%; cresce a migração de alunos para a rede pública


A projeção do presidente do Sinepe-Rio (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro), Victor Nótrica, é que a mensalidade das escolas aumente entre 4% e 9% no ano que vem.

O reajuste de 2010 em relação ao ano passado foi de 7% a 8% em média, informou Nótrica ao Destak. A inflação deste ano deve fechar em 5,29% (IPCA-IBGE) ou 5,49% (IPC-Fipe).

"O que a gente tem é só uma projeção. Esse reajuste depende da planilha de custos de cada escola. Cada instituição tem a sua própria realidade. Elas variam em número de turmas, alunos e investimentos", disse o presidente do sindicato.

Ele explica que as escolas fazem essa planilha com base nas projeções do reajuste de salário dos professores (que ocorre em abril) e dos auxiliares (que acontece em março). Estão incluídas também melhorias tecnológicas nos equipamentos escolares.

"Se assim eles quiserem, os responsáveis podem pedir acesso à essa planilha", contou Nótrica, acrescentando que algumas instituições estão abertas para negociar o valor das mensalidades.

Migração para as públicas

Neste ano aumentou a migração de alunos da rede privada para a pública. Até agora foram 8.141 transferências, o que corresponde a 23% do total de 35.268 inscrições.

Em 2009, foram 13.170 transferências durante todo o período de pré-matrícula. Isso é cerca de 14,8% dos 88.788 alunos inscritos nas escolas do município. A pré-matrícula da rede pública termina em 28 de novembro

Crescimento será em todo o país


Fonte: Destak


0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010