Enfim Eduardo Paes apresenta BRT

quinta-feira, 11 de novembro de 2010



BRT | foto de Diego Bellizzi



Ontem (09/11), o prefeito Eduardo Paes, juntamente com o ministro dos esportes, Orlando Silva, apresentou o modelo de ônibus articulado do sistema BRT (Bus Rapid Transite, ou, em português, Ônibus de Trânsito Rápido) no local do canteiro de obras da Grota Funda, na Zona Oeste do Rio. O modelo é uma das principais expansões da oferta de transporte coletivo visando a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

O sistema, iniciado no Brasil pela cidade de Curitiba, capital do Paraná, consiste em uma via exclusiva para os coletivos trafegarem em velocidade maior do que os ônibus comuns e sem encarar congestionamentos, também tendo como característica o fato de ter estações próprias para pegar passageiros, diminuindo, assim, o número de paradas durante o trajeto, ajudando a reduzir ainda mais o tempo de percurso. Sem catracas nos carros, os bilhetes são comprados antecipadamente. A inspiração vem do transporte sobre trilhos (trem e metrô), que, aliás, Curitiba, exportadora da fórmula, não possui.

Delair Drumboski, líder comunitário da Barra da Tijuca, lembrou que não adianta apenas colocar transporte coletivo à disposição da população. Com o grande congestionamento nas vias, o importante, neste momento, é chamar para os modais os proprietários de veículos automotores. “O conforto é muito importante. E esse é o padrão do BRT. 
O padrão de excelência faz o morador deixar o carro em casa e seguir de transporte coletivo”, disse Drumboski, que lembrou que o novo sistema de ônibus articulados em pista seletiva não é apenas uma vitória da Barra da Tijuca. “É uma conquista de todo o Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Se bem que com os congestionamentos que temos, com ou sem Olimpíadas algo tinha que ser feito nesse sentido”, completou.

 
Conheça o BRT

Próprio para transportar até 160 pessoas de uma vez, o Ônibus de Trânsito Rápido, mais conhecido pela sigla em inglês BRT (Bus Rapid Transite), fará o trajeto Campo Grande – Santa Cruz – GuaratibaRecreio – Barra da Tijuca em tempo reduzido, graças ao seu corredor próprio, no qual nenhum outro veículo poderá trafegar. A promessa é de 1 hora a menos no trajeto em relação ao tempo levado pelo ônibus comum.

Com 56 km de vias (prometidos), terá extensão maior que a do Metrô Rio (42km), mas nem tão cedo deve chegar perto dos 225km da SuperVia. Por falar em trem e metrô, é bom lembrar que em Curitiba, cidade-mãe do BRT, não há nenhum dos dois transportes sobre trilhos visando a população urbana. O sonho das novas linhas do metrô (linha 3, 5 e 6, respectivamente Niterói, Ilha do Governador e Jacarepaguá) deve ficar ainda mais distante.

 
Promessa de diminuir os índices de poluição

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, com base em estudos encomendados, uma pessoa transportada por um carro emite 17 vezes mais gases poluentes na atmosfera do que uma pessoa transportada por um ônibus comum. Um passageiro de ônibus articulado (como o BRT) emite ainda menos gases. Como a intenção do ônibus articulado é justamente transformar motoristas em passageiros de ônibus, a redução de carros na rua e, com isso, a diminuição dos congestionamentos deve diminuir ainda mais os índices de poluição.

 
Fonte: AIB



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