O motorista que trafega pela Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes deve redobrar a atenção com um detalhe que tem tirado o sono de muita gente: a fiscalização eletrônica. São muitas as reclamações sobre multas indevidas de avanço de sinal vermelho e limite de velocidade.
O profissional liberal Gilson Gnazzo, morador do Recreio, trabalha de carro todos os dias e passa por diversos pontos de fiscalização durante o trajeto. “É notório que a quantidade de pardais espalhados pela cidade se transformou num caça-níquel”, comenta. Gnazzo já perdeu as contas de quantas vezes foi multado por excesso de velocidade e avanço de sinal, mesmo não tendo a certeza de ter cometido a infração.
Na mesma situação está Verônica Cavalcanti, que já foi multada três vezes por avanço de sinal vermelho. As infrações teriam ocorrido na esquina da Avenida Ayrton Senna com a Rua Luiz Carlos Prestes, próximo ao Hospital Lourenço Jorge e na Avenida das Américas em frente ao Infobarra e ao Rio Design. Ela explica que sempre confere a cor do sinal (nas laterais) tão logo ultrapassa a faixa, de forma a certificar-se de que não ultrapassou no vermelho. “Estou certa de que passei quando ainda estava no amarelo, portanto, as multas são abusivas e vou recorrer”, reclama.
Verônica se diz indignada com a repetição das ocorrências e expõe a dificuldade para solicitar a defesa prévia. “Recebi duas multas com o papel timbrado do Detran e endereço deles para defesa, mas em nome da Prefeitura do Rio. Quando fui recorrer no órgão, eles me encaminham para a Subprefeitura da Barra, já que consta o nome da Prefeitura. Na Subprefeitura, eles me mandam de volta ao Detran, no Centro, dizendo que a multa é deles e que só lá posso recorrer. Dessa forma, nunca sou atendida”, denuncia. Ela sugere diminuir a burocracia, facilitando a defesa dos cidadãos, e uma melhor avaliação dos pardais eletrônicos de forma a dar segurança aos condutores.
O corretor de imóveis Afonso Braga acha o limite de 60 quilômetros baixo para as pistas laterais. “Fui multado por excesso de velocidade estando apenas um pouco acima do permitido. Se a tolerância fosse maior, seria mais justo”, afirma.
Perguntada sobre a quantidade de pardais em operação na Barra da Tijuca e sua manutenção, a Secretaria Municipal de Transportes não quis se manifestar. Também não souberam informar qual a periodicidade para a aferição dos equipamentos nem o nome da empresa encarregada da ação.
Os bairros da Barra e Recreio têm lombadas eletrônicas nas Avenidas Genaro de Carvalho, Gláucio Gil, Salvador Allende e Sernambetiba, nas Estradas Benvindo de Novaes, da Barra da Tijuca, do Pau Ferro, dos Bandeirantes e do Pontal; medidores de velocidade fixos nas Avenidas Ayrton Senna, das Américas (do nº 2600 ao n º 17510) e Lúcio Costa e Rua Alfredo Baltazar da Silveira; e controle de avanço do sinal vermelho e parada sobre faixas de pedestres nas Avenidas Ayrton Senna e Américas.
Fonte: AIB Imprensa
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