1 2 3 4
1 2 3 4

HOSPITAL LOURENÇO JORGE REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Saiba como chegar

 
O Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ) na Barra da Tijuca realiza nesta sexta-feira, 30 de abril, campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio. A campanha que tem o slogan "Você pode salvar vidas, aproveite essa oportunidade", acontecerá no auditório da unidade a partir das 8h e tem como objetivo coletar o sangue de aproximadamente 100 pessoas e cadastrar doadores fixos para o Lourenço Jorge. Cerca de 30% do sangue colhido irá para o hospital e o restante para outras unidades.




Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Esse ato de solidariedade é simples, seguro e não demora mais que meia hora. O volume doado (cerca de 450 ml) não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador. As mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens, quatro doações com intervalo de, pelo menos, dois meses.

O HMLJ fica na Avenida Ayrton Senna, 200 -- Barra da Tijuca.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Ler Mais

Saiba o que significa aquela famosa gordura na barriga e como perdê-la

O médico Luis Fernando Correia, comentarista do RJTV, tira dúvidas de quem quer acabar com aquelas gorduras indesejáveis na barriga, que representam riscos à saúde:

“A relação entre a alimentação e a gordura intra-abdominal é direta, ou seja, a gordura se acumula por conta de excesso de ingestão de calorias em relação ao gasto de todo dia.


Daí podemos entender que, para perder a gordura intra-abdominal, temos que perder peso. A única maneira de conseguir isso de forma saudável é através da combinação de dieta equilibrada e exercícios físicos.

Uma dieta equilibrada contém carboidratos (açúcares), gorduras e proteínas. O segredo - se é que existe um - está na combinação equilibrada desses componentes da dieta.

Devemos nos alimentar de forma regular durante o dia evitando que se chegue às refeições com muita fome e permitindo que o organismo faça a digestão dos alimentos de forma progressiva.

Dê preferência aos cereais integrais, frutas e vegetais, e acrescente uma porção de proteína, que pode ser frango, peixe ou carne com pouca gordura.

O uso da ração humana como substituto de uma refeição pode ser utilizado como ferramenta de diminuição da quantidade total de calorias de um dia inteiro. Nunca use essa ração como substituto de todas as refeições.

Chás
 
Os chás que estão tão em moda hoje em dia não têm uma qualidade especial que os faça melhores ou piores em termos de uma dieta equilibrada. Tomar chás ajuda na hidratação diária e no funcionamento em geral do corpo humano.

As bebidas alcoólicas em geral são fontes de carboidratos e trazem muitas calorias para a dieta do dia a dia. Os refrigerantes de baixa caloria são uma opção, embora devamos ter cuidado com a quantidade de sódio que ingerimos por dia.

Por causa de diferenças hormonais, as mulheres em determinadas épocas da vida podem ter uma tendência maior a engordar.

Portanto, para conseguir diminuir a barriga, deve-se aliar uma dieta equilibrada e exercícios.

Exercícios

Para perder a barriga, o importante é perder peso. Para isso, os exercícios aeróbicos são mais eficientes. Caminhadas, pedaladas, natação ou exercícios aeróbicos na academia.

Fazer abdominais ajuda a diminuir a gordura na barriga, mas, porém, estamos falando da gordura que está logo abaixo da pele. A gordura intra-abdominal não tem relação direta com os abdominais.

Todo e qualquer exercício deverá ser feito sob orientação de um professor de educação física e após uma avaliação médica para liberação.

Fonte: RJ TV
Ler Mais

Prorroga a vacinação contra a gripe H1N1

A vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) foi prorrogada até o dia 7 de maio no Rio. Jovens de 20 a 29 anos, doentes crônicos e crianças de 6 a 23 meses que ainda não se vacinaram contra a doença poderão se imunizar em qualquer posto de saúde da cidade. A informação foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial do município.
As gestantes também poderão tomar a vacina, porém o prazo vai até o dia 21 de maio, o mesmo das pessoas maiores de 60 anos com doenças crônicas, cuja imunização começou no último sábado (24).

Os idosos também poderão aguardar até o dia 8 de maio, Dia Nacional da Vacinação Contra a Gripe Comum, e tomar as duas vacinas de uma única vez, evitando assim duas idas aos postos de saúde.



A ação faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para imunizar os grupos mais suscetíveis à doença. No Rio, a expectativa é vacinar, ao todo, 2,7 milhões de pessoas durante toda a campanha.



Para tomar a vacina, a pessoa deve levar documento de identidade. Quem tiver carteira de vacinação também deve apresentá-la no posto de saúde.



Confira o calendário de vacinação:



- Até 21 de maio: gestantes



- Até 7 de maio: doentes crônicos, exceto idosos e crianças de 6 meses a 2 anos incompletos (prorrogado)



- Até 7 de maio: jovens de 20 a 29 anos (prorrogado)



- Dia 24 de abril a 21 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas



- Dia 10 de maio a 21 de maio: pessoas de 30 a 39 anos



Em caso de dúvidas sobre calendário e locais de vacinação, o telefone do Telessaúde é 3523-4025.




Fonte: RJ TV
Ler Mais

Adivinha aonde será o novo Parque Olímpico de 2016

De acordo com o secretário especial da Copa 2014 e Rio 2016, Ruy Cezar, o autódromo de Jacarepaguá será desativado e dará lugar ao Parque Olímpico para 2016. Ainda não há previsão para o início das obras, que depende de acerto com o governo federal sobre o projeto de mudança do autódromo.



“O Parque Olímpico abrigará mais de 12 modalidades esportivas, sem contar o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo e a Arena Multiuso. Após os Jogos Olímpicos será usado pelo Comitê Olímpico Brasileiro como Centro Olímpico de Treinamento”, afirma o secretário.

O novo autódromo da cidade será construído em Deodoro próximo ao futuro Parque Radical dos Jogos Olímpicos. O secretário Ruy Cezar, juntamente com o secretário de Alto Rendimento do governo federal Ricardo Leyser e o presidente da Federação de Automobilismo sobrevoaram a região e o lugar foi escolhido por sua posição estratégica, próxima ao aeroporto de Campo dos Afonsos.

Para assistir às corridas automobilísticas e de motovelocidade, o carioca terá acesso ao local pela avenida Brasil, com diversas linhas de ônibus, próximo as estações de trens, e espaço para estacionamento, segundo informações da Secretaria Especial. Na área, serão usadas também as instalações utilizadas nos Jogos Pan-americanos em 2007.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Ler Mais

Rio 2011 - 5° Jogos Mundiais Militares do CISM

Entre os dias 13 e 24 de julho de 2011, o Rio de Janeiro será sede dos V Jogos Mundiais Militares, a terceira maior competição esportiva, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo. As competições acontecerão em diversos locais espalhados pela cidade. A Barra da Tijuca receberá as provas de natação no Parque Aquático Maria Lenk e o Recreio dos Bandeirantes será palco da largada da maratona, prevista para acontecer simultaneamente com a Maratona da Cidade, cujo percurso passará pela orla da Barra.

De acordo com o Coronel Carlos Chagas dos Santos, assessor de comunicação do comitê executivo dos jogos, “a organização dos Jogos conta com intenso apoio dos órgãos municipais e estaduais, mas a sua execução é totalmente baseada no orçamento da União, com um investimento estimado em R$ 1, 2 bi, a serem aplicados em 2009, 2010 e 2011”. Participam do evento cerca de 9 mil pessoas, entre atletas, comissões técnicas, imprensa, autoridades e chefes de Estado.

Serão usadas instalações militares, em fase final de modernização, e complexos esportivos herdados dos Jogos Pan-americanos de 2007. “Estão sendo construídas três vilas de atletas (com 1206 apartamentos de 110 metros quadrados), que constituem um dos principais legados físicos dos Jogos. A Vila Verde, do Exército, em Deodoro; a Vila Branca, da Marinha, em Campo Grande; e a Vila Azul, da Força Aérea, no Campo dos Afonsos. Após os jogos, as habitações serão transformadas em residências funcionais para militares das três Forças”, comenta o Coronel Chagas

Fonte: Assessoria de Imprenssa
Ler Mais

Ponto facultativo no dia 22 de abril

O governador Sérgio Cabral decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no próximo dia 22, quinta-feira. O expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade dos respectivos chefes, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas em virtude de exigências técnicas ou por motivos de interesse público.



Fonte: Governo do Rio de Janeiro
Ler Mais

Sem os royalties, Barra da Tijuca pode ser prejudicada com a diminuição do repasse

O protesto que reuniu 150 mil pessoas nas ruas do Centro da Cidade em resposta à Emenda Ibsen, que transfere a maior parte dos royalties do petróleo fluminense para os outros estados e municípios do país, mostrou a quantas andam os sentimentos dos cidadãos. É quase unânime a opinião da população do estado do Rio de Janeiro. Além do questionamento sobre a constitucionalidade da nova lei, fica claro o temor de que a redução drástica dos repasses acabe inviabilizando muitos projetos na Barra da Tijuca principalmente os voltados para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.


Se a lei for aprovada, os moradores da Barra poderão perdem em matéria de números e investimentos em cultura, educação e segurança. Sem falar do constrangimento para o bairro, onde ocorrerá a maior parte das Olimpíadas, se começarem a chegar às visitas para os Jogos e não terem infraestrutura suficiente para atender a demanda.


Leia a matéria completa no Jornal Du Rosas que acaba de ir às ruas!
Ou, você pode acompanhar também pelo nosso site!
Ler Mais

Mais uma conquista: Praça das Rosas é adotada e moradores ganham com isso

Depois de alguns anos sem nenhum apoio da iniciativa privada, finalmente, a Praça das Rosas é adotada. É um momento de renovação de esperanças e de se apreciar a beleza do espaço, que a partir de agora contará com uma manutenção mais constante.

Graças à luta incansável do presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Parque das Rosas (AMA-Rosas), Odilon de Andrade, e de alguns síndicos e lideranças da região, os moradores da região já podem se tranquilizar quanto ao lazer, pois, a partir de um contrato firmado com uma empresa que atua na área, serão implementadas as reformas necessárias e a manutenção efetiva para a volta da beleza da Praça das Rosas, o patrimônio afetivo do bairro.




Leia a matéria completa no Jornal Du Rosas (Versão Impressa)
E, em breve, no nosso site!
Ler Mais

Termina a greve parcial dos rodoviários

A greve parcial dos rodoviários, que afetou cerca de 120 mil passageiros , terminou na manhã desta terça-feira (13). Segundo funcionários das empresas Pégaso, Real, Jabour, Redentor e viação Oeste Ocidental, os ônibus voltaram a circular normalmente.

 De acordo com a Coordenadoria Regional da Secretaria municipal de Transportes, a greve atingiu 100% dessas das frotas, que detêm a maior parte dos coletivos que deixaram de circular na última segunda-feira (12) e início desta terça.

Segundo os rodoviários, os motivos da greve eram aumento de salário, contabilização de horas extras e aquisição de benefícios.

O Tribunal Regional do Trabalho considerou ilegal a greve de rodoviários feita nesta segunda-feira (12) , principalmente por empresas que circulam na Zona Oeste do Rio.

Paralisação na Zona Norte

Uma nova paralização teve início também na manhã desta terça-feira (13) na empresa Madureira -Candelária, que está circulando apenas com 10% de sua frota de 172 veículos. As 23 linhas regulares e especiais da empresa ligam bairros da Zona Norte, como Acari, Rocha Miranda, Madureira, Bento, Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, entre outros, ao Centro da cidade.

Informações do Globo.com
Ler Mais

Greve acaba, o caos continua e população reivindica a presença de guarda municipal

 
Um grande engarrafamento se formou na manhã desta terça-feira, 13 de abril, nas principais vias da Barra da Tijuca. Sem orientação dos guardas municipais, o trânsito ficou caótico e moradores que saíam do Recreio levavam até duas horas para chegar ao início da Barra.

Segundo os moradores da zona oeste, o motivo de tanto engarrafamento é a greve dos ônibus de ontem (12), quando muitos cidadãos foram logo tirando seus carros da garagem para não passarem pelas mesmas dificuldades que passaram ao ir trabalhar.
 
As avenidas das Américas, Sernambetiba e Ayrton Senna ainda estão com fluxo intenso, acima do normal, e muitos motoristas aproveitam a ausência de fiscalização para cometer infrações. Moradores da região cobram das autoridades soluções que possam melhorar o tráfego na área, como a criação da pista reversível na Av. Sernambetiba, da Reserva até o Pepê.
 
Entre as sugestões apresentadas pelos motoristas, está a utilização completa das avenidas Dulcídio Cardoso (Av. Canal de Marapendi) e a conclusão da via Parque, como forma de desafogar o trânsito. Outra reivindicação da população é a presença da guarda municipal nos pontos de maior fluxo nos horários de rush, orientando e fiscalizando os motoristas.

Fonte: globo.com
Ler Mais

Taxa de iluminação começa a ser cobrada esse mês

A luta por algumas autoridades vem sendo incansável para evitar que a taxa de iluminação pública seja implantad. Nestas batalhas, foi encaminhado um Requerimento de Informações ao prefeito questionando sobre a forma pela qual a Light será ressarcida para receber e repassar para a Prefeitura os recursos arrecadados. Segundo a Prefeitura, a Light vai receber 2,5% do valor arrecadado, estimado em R$ 180 milhões anuais. Ou seja, serão R$ 4,5 milhões para a empresa, que quase não terá custos com o serviço. Essa afronta foi denunciada pelo vereador ao Ministério Público. 

Infelizmente, a contribuição começou a incidir sobre o consumo em 21 de março e muitos contribuintes já irão pagar a taxa nesse mês de abril. E ainda mais ultrajante é que a taxa criada por Taxapaes é a segunda mais cara entre as capitais do país: 10 vezes maior que a de Porto Alegre e oito vezes mais que a de São Paulo.
     
Além da taxa ser uma extorsão aos cariocas, o valor exorbitante a ser repassado à Light representa, sem dúvida, uma forma de privilegiar de forma injustificável uma empresa que demonstrou estar despreparada para atender com competência a nossa cidade.
Ler Mais

Chuvas no Rio: prefeito cortou 30% dos gastos em conservação no ano passado

O Rio de Janeiro viveu mais uma tragédia provocada pelas chuvas. Alagamentos, deslizamentos e mortes transformaram a cidade em um cenário triste e desolado. Enquanto isso, o prefeito tenta se redimir culpando as marés, a quantidade de chuva que caiu e as ocupações irregulares.
     
Entretanto, faltou comunicar à população que o governo municipal também não cumpriu o seu papel e reduziu os investimentos em conservação. A prefeitura do Rio investiu um terço a menos na manutenção da cidade neste último ano, incluindo a limpeza de bueiros e galerias. Os dados são oficiais do site da prefeitura, Rio-Transparente, consultados no dia 06 de abril de 2010.



Fontes: Assessoria
Ler Mais

Praia para todos - ONG Carioca adapta espaço na praia para deficientes físicos

Na tentativa de mostrar às autoridades responsáveis pela arquitetura urbana a forma desumana como pessoas com deficiência física tentam driblar as dificuldades do dia-dia, a ONG Espaço Novo Ser e seus colaboradores implantaram o projeto Praia Para Todos - Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas, na praia da Barra da Tijuca, disponibilizando cadeiras preparadas, rampa e atividades especiais para portadores de deficiência



Leia a matéria completa no Jornal Du Rosas (Versão impressa)
http://www.durosas.com.br/
Ler Mais

Greve no Rio causa caos na Barra da Tijuca

Uma greve de ônibus não anunciada está provocando o caos na Barra da Tijuca. Na empresa Redentor maior parte dos ônibus está parada causando tumulto tanto em Jacarepaguá.


Em nota, o prefeito Eduardo Paes determinou que as empresas de ônibus que paralisaram seus serviços retomem o trabalho imediatamente e coloquem todos os ônibus na rua. Ele entrou em contato com a Rioônibus e concluiu que 

- Não há motivos para a greve, pois foi concedido o reajuste nas tarifas cobradas pelas empresas há dois meses.

Rodoviários de algumas empresas de ônibus decidiram entrar em greve na manhã desta segunda-feira (12), no Rio. Com isso, dezenas de passageiros que ficaram sem transporte e rodoviários se aglomeram em frente a garagem de uma empresa na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, no subúrbio. Policiais militares foram chamados para evitar tumultos.

De acordo com os passageiros, linhas de ônibus de pelo menos três empresas que operam principalmente na Zona Oeste da cidade estão sem circular. 

Os pontos de ônibus estão lotados principalmente nos bairros de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde não há circulação de ônibus.

Os rodoviários informam que os motivos da greve são: aumento de salário, contabilização de horas extras e aquisição de benefícios. A greve complica o trânsito na Barra da Tijuca e na Avenida Brasil.

Rioônibus diz que fechou acordo sobre aumento de salário

O presidente da Rioônibus, Lélis Teixeira, disse que foi surpreendido pela greve. Segundo ele, em março foi assinado um acordo coletivo com o Sindicato dos Rodoviários, que estabeleceu aumento de 5% nos salários.

Teixeira diz que a paralisação é parcial, já que envolve apenas motoristas e cobradores de algumas das 11 empresas que atendem à Zona Oeste. Ele faz um apelo para que os funcionários voltem ao trabalho para não prejudicar a população.


Informações do Globo.com

Ler Mais

Comissão Especial da Copa do Mundo

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou, no dia 30 de março, a instalação da Comissão Especial da Copa de 2014. O objetivo é o de acompanhar, com críticas e sugestões, os atos praticados pelos poderes públicos e privados, envolvidos com o torneio mundial de futebol. O vereador Carlo Caiado assumiu a presidência da Comissão, ficando a relatoria a cargo da vereadora Patrícia Amorin.

Ler Mais

Carros abandonados na Barra são retirados

Os reboques da Secretaria de Ordem Pública continuam socorrendo os motoristas que tiveram que deixar os seus carros durante as fortes chuvas que atingiu a cidade do Rio, até a quinta-feira (08/04) 331 veículos abandonados em vários pontos da Cidade.


A frota de reboques socorreu 51 veículos em ruas da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Santa Teresa e no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Fonte: Prefeitura do Rio
Ler Mais

O que há por trás da explosão de uma bomba em plena Av. das Américas

 A explosão de uma bomba em plena avenida das Américas no Recreio dos Bandeirantes assustou moradores e motoristas que passavam pelo local, o alvo seria Rogério Andrade de 47 anos, sobrinho  e sucessor do bicheiro Castor Andrade. No atentado o filho de Rogério, Diogo de 17 anos, foi morto.

- Preliminarmente aparenta que a vítima principal (do atentado) seria o Rogério Andrade, mas quem morreu foi o filho porque ele estava dirigindo, informou  o subchefe de Polícia Civil do Rio, delegado Carlos de Oliveira.

O carro onde Rogério Andrade estava com seu filho explodiu por volta de 12h30 desta quinta, na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes. Um outro carro, que era dos seguranças da família, também foi atingido pelo fogo, assim como uma moto que estava próxima dos carros.

Rogério e filho são as únicas vítimas do suposto atentado praticado por motoqueiros, de acordo com testemunhas do local.

A perícia, cujo laudo fica pronto em 15 dias, vai dizer que tipo de explosivo foi usado. Ele acrescentou que nenhuma hipótese será descartada: motoqueiros teriam atirado uma granada dentro carro dirigido por Diogo ou, numa segunda linha de investigação, o artefato já estaria dentro do carro.

Cinco PMs faziam segurança

Segundo o G1, Carlos de Oliveira informou que o contraventor e o filho passaram parte da manhã numa academia de ginástica na Zona Oeste do Rio, e sairam de carro.  Eles estavam acompanhados por cinco seguranças em outros carros.Três deles estavam num dos carros, que também foi atingido na explosão, e dois, em outro, que foi menos danificado.

- Os cinco seguranças do contraventor são PMs e serão todos ouvidos, disse Oliveira.

O delegado informou ainda que a câmera da CET-Rio, a empresa municipal de engenharia de trânsito, não estava funcionando na hora do crime, mas voltou funcionar depois da explosão.

Cirurgia

A assessoria do Hospital Barra D’ Or informou que Rogério Andrade entrou na sala de operação às 18h. O procedimento deveria se prolongar por quatro horas Na explosão de uma granada nesta quinta-feira (8), o contraventor sofreu uma fratura no nariz e terá os lábios reconstituídos.

O paciente não corre risco de morrer, mas não tem previsão de alta. Ele ficou sabendo da morte do filho Diogo da Silva Andrade, de 17 anos, por volta das 18h, segundo o advogado. Ele teria manifestado a intenção de ir ao enterro, previsto para as 10h desta sexta (9) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Por orientação da família, o hospital, onde Rogério deu entrada às 12h49, não vai divulgar boletins médicos com o estado de saúde do paciente. Ele recebeu a visita duas tias, da esposa e do filho mais velho, Gustavo, de 19 anos.

O Hospital Barra D´Or teve a segurança reforçada por policiais civis e militares para evitar novo atentado.

Quem é Rogério Andrade

Rogério Andrade foi acusado e julgado pela morte do seu primo Paulinho Andrade, herdeiro e filho do bicheiro Castor Andrade. O crime ocorreu em 1998, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Após ser condenado a 19 anos de prisão, o julgamento foi anulado. Em julho de 2009, o contraventor foi libertado graças a um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.

Para a polícia, Rogério é o chefe da máfia dos caça-níqueis. Ele sempre negou chefiar a máfia e o envolvimento na morte do primo.

Até ser preso e julgado, Rogério passou três anos e três meses foragido da Justiça, período em que as polícias estaduais não conseguiram capturá-lo e em que foi acusado de mais um crime - subornar e pagar a proteção de policiais.

Herança de Castor

A guerra no jogo do bicho e em outras atividades ilícitas no Rio de Janeiro teria começado com a morte do banqueiro do bicho, Castor de Andrade.

O velho bicheiro teria dividido o espólio entre dois parentes: o sobrinho Rogério Andrade, que cuidaria do jogo do bicho, e Fernando Iggnácio, o genro, que ficaria com as máquinas caça-níqueis.
 
Com a queda do movimento no jogo de bicho, Rogério teria decidido invadir a área de Fernando, dando início à guerra que teria matado dezenas de pessoas.

Um mês depois da prisão de Rogério Andrade, em outubro de 2006, a Polícia Civil prendeu Fernando Iggnácio em um apartamento de luxo, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.




Fonte: Globo.com
Ler Mais
 
Jornal Du Rosas | ©2010