Vamos às Compras!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dicas para comprar os presentes de Natal com sabedoria


Natal é uma época de reunir família e amigos para reflexão e comemoração do amor pelo próximo. Mas, um Natal, para ser completo, tem que ter uma árvore bastante enfeitada, iluminada e recheada de presentes para todos.

Esse último aspecto do Natal normalmente é deixado para os últimos momentos e acaba numa grande correria. Mas, podemos tentar fazer diferente esse ano.

Planejar as compras pode significar mais economia, mais tempo e menos tensão nessa fase natalina.

Para quem gosta de dar presente para toda família e amigos deve prestar atenção, o planejamento e a pesquisa são os itens que farão a diferença, no final de suas compras, e farão com que os seus objetivos natalinos se aproximem do que você deseja, sem afetar o seu orçamento pós-natal.

O mais importante de tudo para o planejamento é que sejam definidas as prioridades para os presentes e lembranças, os valores médios entre os presentes e lembranças, o valor total que se deseja gastar e o quanto você pode passar desse orçamento sem comprometer o pós-natal.

De acordo com o Procon, 48% dos brasileiros não têm o hábito de planejar e controlar seu orçamento doméstico.

Para quem não se lembra, o pós-natal, ou seja, os primeiros meses do ano, sempre acumulam muitos pagamentos (como IPTU, e outros impostos), então todo cuidado é pouco para evitar a inadimplência.

Confira abaixo uma lista de dicas para realizar suas compras de Natal.

Acerte em suas compras no Barra Square Expansão com as dicas a seguir

Planeje suas compras
Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma ideia daquilo que está procurando. Além disso, pesquise muito para saber os preços dos presentes. Crie um roteiro e defina os dias em que pretende visitar cada loja, procurando aumentar o número de presentes que poderá adquirir a cada deslocamento.

Defina o orçamento
Estabeleça um valor para gastar desde o início, que deve ser respeitado. Crie um orçamento e não se arrependa depois quando conferir o extrato bancário.

Como pagar

- Não leve muito dinheiro vivo - Nessa época, todos sabem que as pessoas saem de casa para as compras com mais dinheiro do que o comum. Por isso, evite correr riscos.

- Compras a prazo - Muitas lojas oferecem longos planos de pagamento, mas cuidado com os juros. Faça sempre a comparação entre o valor do produto à vista e o total a prazo. Quanto menos parcelas, menos juros serão pagos. Sempre que puder, dê preferência para os planos sem juros, mesmo que divididos em menos parcelas. Não deixe de tentar negociar algum desconto para pagamentos à vista. A melhor opção é sempre pagar o menor preço final.

- Cartão de crédito - O preço pago à vista deve ser o mesmo para pagamentos com cartão de crédito. Caso alguma loja imponha preços maiores, você pode denunciá-la ao Procon.

Guarde os Comprovantes
É importante que os comprovantes estejam à disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.

Tipos de Presentes

- Roupas - Na etiqueta de identificação o consumidor deve conferir dados do fabricante ou importador. De acordo com o tecido, o consumidor deve proceder de formas diferenciadas na hora de lavar, passar ou aplicar alvejantes. Certifique-se também sobre as trocas.

- Brinquedos - Compre apenas os que têm selo do Inmetro. Considere o gosto, o interesse, a faixa etária, a habilidade e a limitação da criança, dando preferência aos mais educativos.

- Perfumes e cosméticos – Na rotulagem destes produtos, devem constar número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, dados sobre o fabricante ou importador.

- Eletroeletrônicos – Solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Informações quanto ao gasto de energia são muito importantes. Prefira produtos certificados com o selo de organismos de inspeção. Observe se a voltagem do produto (110 ou 220V) é compatível com a tensão do imóvel. 

0 comentários:

 
Jornal Du Rosas | ©2010